Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica é uma forma de cirurgia laparoscópica. Envolve o uso de um console controlado pelo cirurgião na sala de operação. Os braços robóticos reproduzem com fidelidade os movimentos feitos pelo cirurgião no console. Esta tecnologia oferece ampla visão tridimensional dentro do corpo do paciente. Os instrumentos robóticos conferem maior liberdade do movimento do que a mão humana, facilitando a reconstrução dos tecidos mesmo em pequenos espaços de trabalho.

Estes recursos permitem um manuseio extremamente preciso e delicado dos tecidos durante a operação. Na urologia, a cirurgia robótica é mais comumente empregada para realizar prostatectomia radical para câncer de próstata. Outros usos potenciais incluem cistectomia radical (remoção da bexiga urinária) para câncer de bexiga e nefrectomia parcial (remoção de parte do rim) para câncer de rim.

Nos EUA, a partir da década de 90, vimos um aumento expressivo no numero de hospitais que adotaram a cirurgia robótica como o padrão. Atualmente, existem cerca de 2.800 consoles distribuídos em todo o Pais e mais de 80% das cirurgias para o tratamento do câncer de próstata utilizam esse método.

No Brasil, o amplo uso desta tecnologia tem sido gradual na ultima década. Com menos de 20 equipamentos disponíveis no nosso pais - sendo a grande maioria no sistema privado - a técnica esbarra em questões econômicas que limitam sua ampla utilização.

A maioria dos estudos médicos disponíveis indicam que os resultados de cura com a cirurgia robótica sao semelhantes aos obtidos com a técnica aberta executada por cirurgião experiente. Contudo, o ganho da cirurgia robótica parece residir em uma recuperação mais rápida, menor tempo de internação hospitalar, recuperação precoce da continência urinaria e função sexual, além de menor sangramento durante a cirurgia.


Saiba mais sobre outras cirurgias

 

(11) 3255 4990
(11) 3258 5666
urocare@urocare.com.br

 

Rua Frei Caneca, 558 - Sala 1201
01307-000 | São Paulo – SP
Estacionamento – Valet